terça-feira, 28 de agosto de 2012

UFPA cria sistema de cotas para quilombolas no Pará

Conselho da UFPA aprovou cotas para quilombolas, mas ainda votará datas do vestibular. (Foto: Laís Teixeira / UFPA)Nesta segunda-feira (27), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) começou a votar as decisões sobre o próximo vestibular da instituição. A proposta da administração superior é que a prova local seja realizada no dia 9 de dezembro. Outras medidas ainda devem ser analisadas em um prazo de quinze dias, entre elas o calendário de realização do concurso. 
A novidade para o vestibular 2013 é a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no próximo processo seletivo (PS 2013).  Representantes do movimento negro no Pará acompanharam a decisão e comemoraram a medida.
Zélia Amador, coordenadora do Grupo de Trabalho Afro-Amazônico da UFPA, explica que a medida tende a uma antiga demanda da população paraense. “Dados do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos apontam que, no Pará, há mais de 400 comunidades remanescentes de quilombos. Esse número é o terceiro maior do País, atrás apenas de Bahia e Maranhão”, frisou a professora Zélia. “São populações que não podem ser ignoradas", defende.
A partir da decisão, 50% das vagas da UFPA são destinadas a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, destas 40% são reservadas para alunos que se autodeclaram negros ou pardos. Há ainda criação de até duas vagas em todos os cursos de graduação para alunos indígenas e uma para estudantes portadores de deficiência, além das novas duas vagas para estudantes oriundos de quilombos.
Datas possíveis para o vestibular foram anunciadas
O edital do vestibular 2013 também foi colocado em discussão pelo Conselho. A expectativa é de que sejam ofertadas mais de 8.317 vagas no próximo vestibular. Seriam 4.160 vagas em Belém, 3.608 ofertadas nos campi do interior do estado e outras 549 ofertadas pelo sistema de inclusão e reserva de vagas, fora as novas vagas criadas para os quilombolas. Os números representam um aumento de cerca de 10% de vagas em relação ao último vestibular.
A proposta apresentada para a votação foi elaborada pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e indica datas ideias para a realização do concurso. O calendário aponta que as inscrições para o vestibular iniciariam no dia 12 de setembro e seguiriam abertas até 08 de outubro. 
Como a UFPA adota o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerado a primeira fase do processo seletivo, os candidatos iniciam a fase de provas nos dias 3 e 4 de novembro. Enquanto que a prova específica elaborada pela universidade seria aplicada das 13h as 17h no dia 9 de dezembro.
Os conselheiros do Consepe decidiram adiar por 15 dias a aprovação do Edital do PS 2013, o que não altera o cronograma para o próximo vestibular. 
Alunos sem aulas devido a greve protestaram
Com cartazes e nariz de palhaço, alunos da Escola de Aplicação da UFPA, colégio ligado à instituição, realizaram protesto durante a reunião solicitando o adiamento do exame seletivo devido a atrasos no calendário de aulas da unidade com a greve de docentes, que completou 103 dias nesta segunda-feira (27). Representantes de movimentos sociais da universidade também solicitaram que o calendário do vestibular seja adiado até o final da paralisação.
A discussão entre os conselheiros se dividiu entre argumentos a favor e contra a proposta. Os debates devem reiniciar em 15 dias, prazo solicitado por um dos integrantes do Consepe e aprovado pela maioria do conselho para aguardar a publicação da nova lei sobre cotas que aguarda sansão pela Presidência da República e novidades sobre as negociações entre professores em greve e o Governo Federal. (G1/PA)

2 comentários: