Aconteceu, aqui na Câmara dos Vereadores, no último dia 24 de maio, uma sessão especial sobre a rede viária da capital paraense.
A construção de corredores centrais para ônibus e a transferência da ciclovia para as laterais da Avenida Almirante Barroso, prevista no projeto Via Metrópole da Prefeitura de Belém, foi um dos assuntos discutidos nesta quinta-feira (25) na Sessão Especial presidida pelo vereador Carlos Augusto Barbosa (DEM), que abordou o tema “Projeto do Plano Diretor de Transporte Urbano”, cujo principal objetivo foi buscar esclarecimentos sobre os projetos Via Metrópole e Ação Metrópole do Governo do Estado.
A sessão contou com a participação de técnicos da UFPa, Ctbel, Governo do Estado e das Prefeituras de Marituba e Ananindeua, além de representantes de centros comunitários, sindicatos e outras lideranças.
Infelizmente, devo dizer que um grupo relevante de pessoas, estudiosos, profissionais e políticos, estiveram na CMB durante a manhã inteira para discutir o sistema de transporte da capital, mas, em seis horas de sessão, muito foi debatido, porém, nada de concreto foi definido. O grande problema é que as discussões são muito técnicas e os entraves são bem maiores que a ousadia e vontade dos setores que devem e podem concretizar as possibilidades.
Belém se transformou num caos quase que absoluto e as soluções devem ser drásticas e definitivas para que o poder público possibilite á sociedade um dos direitos mais importantes: o direito de ir e vir – e com segurança e conforto, diga-se de passagem.
O vereador Augusto Pantoja, que está estudando com afinco a questão do trânsito em Belém, já está com um projeto em mãos que logo logo será votado e que deve, se aprovado, mexer com a estrutura do sistema de trânsito da nossa cidade.
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