1 - Demonstrar domínio da norma culta;
2 - compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 - Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito à diversidade e aos direitos humanos
2 - compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 - Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito à diversidade e aos direitos humanos
Muito bem! Mas por que a
redação de Michael - um rapaz de família modesta, que só tem bolsa numa escola
privada porque excelente aluno - tinha sido anulada? Porque o primeiro corretor
escreveu em sua prova: “Fuga ao tema”. O estudante recorreu à Justiça, o texto
foi relido, e, como se sabe, ele não só “estava no tema” como deve ter tido um
ótimo desempenho em cada um dos itens. Lembremo-nos: a redação vale nada menos
de 50% da nota do Enem, o que já é um absurdo! Um erro, ainda que nem tão
escandaloso como esse, pode prejudicar terrivelmente a vida dos jovens, que já
não sabem, em razão da aplicação da tal Teoria da Resposta ao Item (TRI), por
que obtiveram, nos testes, essa ou aquela nota. Hoje, a situação é
rigorosamente esta: “Façam a prova; pouco importa se vocês vão acertar ou
errar: a nota será sempre uma surpresa…
A cada vez que leio esses cinco
itens da correção, sou levado a pensar na miséria moral e intelectual do ensino
no país. Há muito tempo chamo a atenção para o fato de que o Enem convida
o aluno a dissertar sobre uma tese previamente definida, sempre com viés de
esquerda. Em nenhum país do mundo democrático um exame público serve como
filtro para barrar os que não se orientam pela metafísica do poder. Isso está
em curso no Brasil, e é uma vergonha que as escolas privadas ainda não tenham
botado a boca no trombone. Estão deseducando os estudantes.
Ora, prestemos atenção àquele
quinto quesito da correção: “Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, demonstrando respeito à diversidade e aos direitos humanos”.
Digam-me: pode haver algo mais subjetivo do que isso? No raiar de 2009, o
governo federal lançou, vocês devem se lembrar, o “Plano Nacional (Socialista)
dos Direitos Humanos”. Entre outros mimos, havia lá a defesa da descriminação
do aborto - lembro que a Declaração Universal dos Direitos do Homem defende a
vida… -, a censura à imprensa e a decretação, na prática, do fim da propriedade
privada: no caso de uma invasão, um juiz só poderia determinar a reintegração
de posse depois de ouvidos invadidos e invasores… Ou seja: o criminoso era
considerado parte da solução.
Muito bem! Um aluno que, por
qualquer razão, argumentasse contra a invasão de terras - e em defesa, pois, da
Constituição - estaria ou não “respeitando os direitos humanos”? Cito um outro
exemplo, este ainda mais polêmico: o autor de uma redação que, sei lá,
criticasse o casamento gay, evidenciando que o Supremo, ao tomar a decisão que
tomou, desrespeitou um artigo da Constituição, estaria indo contra a
diversidade?
Notem: estamos lidando com
valores. A sociedade brasileira é plural e pluralista. Não cabe ao Estado - ou
a qualquer uma de suas franjas - decretar o “certo” e o “errado” no terreno das
escolhas individuais, morais. Um estudante que, no curso de uma argumentação
qualquer, defendesse, por exemplo, a ação da Polícia Militar de São Paulo na
cracolândia estaria, entendo, fazendo a defesa dos direitos humanos dos
moradores da região, dos comerciantes honestos e, sim!, dos viciados. Mas será esse
o “valor” de quem está corrigindo a prova? Não é preciso ser muito sagaz para
perceber que o quesito nº 5 incorpora como critério objetivo de correção de
redação a patrulha politicamente correta.
Ouvia outro dia a conversa de
alguns adolescentes que já perceberam como toca a música. Todos eles dominam
os, como chamarei?, maneirismos ideológicos do Enem e de boa parte dos
vestibulares concorridos. Isso quer dizer que já sabem o que podem e o que não
podem escrever. Desenvolveram suas técnicas para passar pela vigilância
esquerdopata. Fizeram até uma listinha das coisas que devem ser defendidas e
das que devem ser criticadas.
- movimentos ‘occupy’ isso e aquilo”: a favor;
- novo Código Florestal: contra;
- energia eólica: a favor;
- hidrelétricas: contra;
- “consumo consciente”: a favor;
- influência americana no mundo: contra;
- Cuba: a favor…
- movimentos ‘occupy’ isso e aquilo”: a favor;
- novo Código Florestal: contra;
- energia eólica: a favor;
- hidrelétricas: contra;
- “consumo consciente”: a favor;
- influência americana no mundo: contra;
- Cuba: a favor…
Um gaiato ainda brincou:
“Mulher feia: a favor; mulher bonita: contra”! E veio a galhofa da área
feminina: “Homem rico: contra; homem pobre e limpinho: a favor”. E caíram na
gargalhada.
Todo o “trabalho de
conscientização” das esquerdas nos ensinos fundamental e médio tem servido para
criar ou um geração de idiotas - os que levam a sério aquela baboseira - ou uma
geração de pragmáticos cínicos, que escrevem aquilo que o “examinador” - eventualmente,
o professor - quer ler, ainda que sua convicção seja outra. Ora, por que correr
riscos?
Não nos damos conta do absurdo
daquele quinto quesito. Um examinador não pode jamais ser um juiz das
convicções de um candidato a uma vaga na universidade. Ainda agora, como
sabemos, arma-se um cerco ideológico contra a correta atuação da Prefeitura e
do governo de São Paulo na cracolândia. Segundo os críticos, manter aqueles
pobres zumbis nas ruas é uma questão de respeito aos… direitos humanos!!!
O Enem se transformou no maior
vestibular do mundo, orientado por critérios ideológicos e gerido por
incompetentes. Uma redação “880″ tinha sido “anulada”. Imaginem quantas tolices anuláveis não
ganharam 880 só porque repetiram os chavões e clichês do humanismo oficialista…
Por Reinaldo Azevedo
Não só o enem como todo vestibular tem seus prós e contras, e suas maneiras de influenciar ou nao cada um.
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