domingo, 2 de dezembro de 2012

Número de faltosos foi alto no vestibular da Uepa

A primeira etapa dos Processos Seletivos 2013 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizada neste domingo (2), em Belém e mais 24 municípios, registrou uma média de 23,89% de faltosos. Destes, 14,47% concorriam a uma das vagas pelo Processo Seletivo (Prosel) e outros 9,42% pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XVI). A Uepa oferta 3.262 vagas, divididas em 23 cursos de graduação.
Nesta segunda-feira (3), a seleção continua com os 45.267 candidatos do Prosel e os 15.693 inscritos para a segunda etapa do Prise. Eles irão responder a 60 questões objetivas de conhecimentos gerais sobre assuntos referente ao segundo ano do Ensino Médio, mais Língua Estrangeira. Os portões serão abertos às 7h e as provas acontecem de 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém.
A coordenação dos Processos Seletivos orienta que só será permitida a entrada nos locais de prova de candidatos que estiverem portando  documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da Uepa (www.uepa.br) ou pelo endereço www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.
A terceira e última fase dos Processos Seletivos está marcada para o dia 16 de dezembro, quando os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos.

Primeira etapa
Hoje (2), os candidatos tiveram que responder a 56 questões objetivas de oito disciplinas referentes ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio. Cada questão valeu um ponto. No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o campus da Uepa que reuniu maior número de candidatos, a movimentação foi tranquila.

Atendimento Especial
No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, das 33 salas separadas para os Processos Seletivos 2013, doze foram exclusivas para os candidatos, que no ato da inscrição declararam ser pessoas com deficiência. Dos 83 inscritos, 60 são da capital e 23 do interior. Foi contabilizado apenas seis faltosos no primeiro dia de prova.
Candidatos cadeirantes, com dificuldades de locomoção, paralisia cerebral, epilepsia, déficit cognitivo, autismo, dislexia, baixa visão e audição foram auxiliados por técnicos especializados em enfermagem, terapeutas, fisioterapeutas, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ledores tanto da Uepa quanto técnicos recrutados da Associação dos Interpretes do Pará.
Candidatos com deficiência visual tiveram duas opções ao realizar a prova. A primeira por braile e a segunda por intermédio da leitura digital do conteúdo da prova pelo programa ‘Dosvox’, criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A prova dos candidatos com necessidades especiais teve início às 8h e término às 14 horas, uma hora a mais, sendo duas a mais para os candidatos com deficiência auditiva, que tiveram até às 15h para finalizar a prova.
(Com informações da Uepa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário