Bernardo
Figueiredo, presidente da EPL (estatal responsável pelos projetos de
transporte), afirmou que na próxima semana serão lançados os estudos desse
trecho, que é o prolongamento da ferrovia Norte-Sul até o Pará.
A
previsão feita no lançamento do plano de concessões, em agosto, era apresentar
os estudos de 12 trechos ferroviários até dezembro.
Segundo
Bernardo, o trecho será usado como teste para conhecer a reação do mercado ao
novo modelo de concessão e deverá ser o primeiro a ser licitado.
No
modelo anterior, da década de 1990, o vencedor da licitação explorava com
exclusividade o trecho sob sua responsabilidade.
O
novo modelo prevê que o concessionário venderá toda a capacidade de transporte
da ferrovia para a estatal Valec e que essa empresa pública oferecerá no
mercado os horários para os clientes usarem o trecho.
A
linha Açailândia-Belém é considerada uma das mais importantes da Norte-Sul.
Isso porque a capacidade do Porto de Itaqui, no Maranhão, onde hoje a ferrovia
termina, é considerada baixa para a quantidade de cargas que essa ferrovia
poderá potencialmente transportar quanto estiver pronta.
A
Ferrovia Norte-Sul está em construção há 25 anos e só tem 720 quilômetros dos
seus mais de 2,5 mil quilômetros projetados em operação.
Em
relação ao pacote de rodovias, Bernardo afirmou que, em abril, deverão ser
publicados os editais de licitação de sete dos nove trechos previstos nas
concessões do governo -os outro dois sairão em maio.
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