Na Almirante Barroso as obras se
concentram no trecho entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César. Por esse
motivo os motoristas terão como alternativas para chegar ao centro da cidade, a
avenida Tavares Bastos no sentido Av. João Paulo II e a Av. Pedro Álvares
Cabral.
Já no trecho da Augusto Montenegro entre a rua da Marinha e a rua do Una,a rota de trânsito alternativa para o centro da cidade pode ser a Av. Centenário.Nesta etapa da obra as ciclovias não sofrem nenhuma intervenção e vão poder ser utilizadas normalmente. A interdição nas vias será de uma faixa e meia de trânsito de cada lado.
O modelo de transporte rápido (BRT) implantado pela Prefeitura de Belém, será construído sobre caneletas e possuirá um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor que vai de Icoaraci até São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.
O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci. O sistema,com capacidade para atender aproximadamente 45 mil passageiros por hora,abrange toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).O transporte será feito em frota de modernos ônibus articulados, com capacidade para 250 passageiros cada.
A previsão de duração das obras é de 18 meses, e o sistema custará 400 milhões de reais, com aporte de recursos do Governo Federal. Estudos mostram que, para Belém, essa é a melhor opção em relação, por exemplo, à construção de um metrô, que é obra de alto impacto ambiental. Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes.
No Brasil o modelo funciona muito bem há cerca de 30 anos em Curitiba (PR), e por conta da Copa de 2014 está sendo implantado em várias cidades, entre as quais Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Goiânia e Recife. (As informações são da Comus)
Já no trecho da Augusto Montenegro entre a rua da Marinha e a rua do Una,a rota de trânsito alternativa para o centro da cidade pode ser a Av. Centenário.Nesta etapa da obra as ciclovias não sofrem nenhuma intervenção e vão poder ser utilizadas normalmente. A interdição nas vias será de uma faixa e meia de trânsito de cada lado.
O modelo de transporte rápido (BRT) implantado pela Prefeitura de Belém, será construído sobre caneletas e possuirá um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor que vai de Icoaraci até São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.
O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci. O sistema,com capacidade para atender aproximadamente 45 mil passageiros por hora,abrange toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).O transporte será feito em frota de modernos ônibus articulados, com capacidade para 250 passageiros cada.
A previsão de duração das obras é de 18 meses, e o sistema custará 400 milhões de reais, com aporte de recursos do Governo Federal. Estudos mostram que, para Belém, essa é a melhor opção em relação, por exemplo, à construção de um metrô, que é obra de alto impacto ambiental. Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes.
No Brasil o modelo funciona muito bem há cerca de 30 anos em Curitiba (PR), e por conta da Copa de 2014 está sendo implantado em várias cidades, entre as quais Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Goiânia e Recife. (As informações são da Comus)
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