segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tranquilidade marcou segunda fase da UFPA

A prova da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada neste domingo (9), foi marcada pela tranquilidade.
O único imprevisto registrado, foi um acidente de trânsito na travessa Castelo Branco com a rua Silva Castro, que fez a com que a UFPA prorrogasse em 15 minutos o início da prova no campus do Guamá.
De acordo com a organização do concurso, além dos atrasos, foram registrados casos de pessoas que não puderam realizar a prova por falta de documento de identificação oficial com foto e ainda por terem se dirigido a um local de prova onde não estava lotado.
Em relação as emergências médicas, três casos foram registrados. Um candidato ao curso de Biotecnologia e outro ao curso de Biblioteconomia, ambos em Belém, realizaram a prova em hospitais da capital paraense. O primeiro estava internado para realização de hemodiálise e o segundo para a realização de uma cirurgia.
Uma terceira candidata teve uma crise de asma e foi encaminhada para atendimento médico. "O médico recomendou que ela fosse encaminhada para a internação, mas a estudantes preferiu continuar a fazer a prova e assinou um termo de responsabilidade", revela Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). Apenas em Belém, mais de 20 pontos médicos estavam de prontidão para atender aos candidatos.
A prova foi considerada fácil pelos candidatos. "A prova estava dentro do conteúdo programático. Somente as questões de Física estavam mais trabalhosas, mas deu para resolver", disse Rose Castro Damasceno, 33 anos, candidata a uma vaga no curso de Enfermagem.
Naiara Fonseca, que disputou uma vaga no curso de Engenharia Civil, de fato, observou que o grande diferencial da prova foram as várias questões que abordaram a Região Norte. “Achei interessante essa regionalização, tornou a prova até mais fácil”, afirmou.
FALTOSOS
Mais de oito mil candidatos faltaram a prova de hoje. Dos 76.868 candidatos inscritos no concurso, 8.129 não compareceram aos seus locais de prova e foram eliminados do processo seletivo.
Para a diretora do (Ceps, o percentual de faltosos está dentro do esperado. “Em todos os processos temos um índice de 8 a 10% de não comparecimentos, o que é comum. Nossa recomendação se volta agora aos candidatos para que eles acompanhem o gabarito preliminar que será divulgado ainda neste domingo, após a prova, e o gabarito definitivo que será divulgado após o prazo de 48h para que os candidatos recorram”, conta Marilucia Oliveira. O gabarito pode ser acessado no site www.ceps.ufpa.br.
A UFPA oferece 8.569 vagas ofertadas em 179 cursos de graduação.
A previsão da UFPA é de que o resultado do Processo Seletivo 2013 seja divulgado no início do ano. “Os estudantes devem agora descansar, relaxar e aproveitar as festas de fim de ano e esperar o listão que será divulgado em janeiro de 2013”, recomenda Marilucia. (Com informações da assessoria da UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário