quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TEDx Ver-o-Peso abre inscrições a partir do dia 1°

A capital paraense receberá no dia 23 de março mais uma edição do TEDx Ver-o-Peso, evento criado para reunir pessoas e compartilhar experiências, com o objetivo de promover ideias que merecem ser espalhadas.
As inscrições são gratuitas e vão ocorrer 1º a 22 de fevereiro. Contudo, apenas cem pessoas serão selecionadas para assistir às palestras.
O TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, criado pela TED, uma organização sem fins lucrativos, com o espírito central de promover ideias que merecem ser espalhadas. A letra “x” no nome do evento indica que ele é organizado de maneira independente. Esta é a terceira vez que o TEDx ocorre no Pará e a segunda com o nome TEDx Ver-o-Peso.
Durante todo o dia, o TEDx Ver-o-Peso contará com a participação de até 15 palestrantes, ao vivo, do Pará e de outros estados do Brasil, além de cinco palestras do TED em vídeo (conhecidas como TEDTalks) de outros países. O evento terá ainda com uma programação artístico-cultural, com intervalos para possibilitar a interação entre os participantes e a formação de redes.
O TEDx Ver-o-Peso, que nesta edição conta com o tema “Atitudes que Renovam”, se caracteriza pelas palestras dinâmicas, informativas, inspiradoras e com duração de no máximo 15 minutos. Após as apresentações, as palestras são disponibilizadas, gratuitamente, no site ted.com.
Entre os palestrasntes que já estão confirmados os nomes de Dominic Barter, especialista em comunicação não-violenta e coordenador de projetos de resolução pacífica de conflitos; a professora Elizabete Rodrigues, que ensina matemática em uma escola de Laranjal do Jari, no Amapá; a gaúcha Fernanda Baumhardt, que largou uma vida de luxo em Los Angeles para trabalhar com comunidades de um dos países mais pobres do mundo, o Maláui; Marcos Arruda, um dos mais reconhecidos especialistas brasileiros em economia solidária; Joaquim de Melo Neto, empreendedor social e fundador do Banco Palmas e Débora Noal, psicóloga da ONG Médico Sem Fronteiras, que oferece apoio a vítimas de desastres e conflitos armados.
Idealizado pela jornalista ambiental Karina Miotto, o TEDx iniciou no Pará em 2011, com o tema “Diferentes jeitos de viver”. Já o segundo TEDx, em Belém, foi o nomeado de TEDx Ver-o-Peso Change, ocorrido no dia 5 de abril de 2012.
O TED começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia, há 25 anos, e cresceu para apoiar ideias que podem mudar o mundo com múltiplas iniciativas. A organização já contou com o apoio de palestrantes como Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown.
Além do TEDx, outros três grandes eventos são fomentados pela TED: a Conferência TED, em Long Beach, Califórnia (junto com uma conferência paralela, o TEDActive, em Palm Springs, ambos nos Estados Unidos), e o TEDGlobal, que acontece em Edimburgo, na Escócia. (Com informações de Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário